Aguarde

Vai fazer vestibular e está nervoso? Clique aqui!

Por Marleide Oliveira

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019 já passou, mas agora, no final do ano, muitas universidades estão realizando seus processos de seleção. Nessa reta final do Ensino Médio, muitos estudantes são acometidos pela ansiedade, que pode atrapalhar seu desempenho.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para lidar com esse sentimento nos vestibulares. Confira a seguir!

  1. Conheça seu local de prova. Se for possível, visite o lugar ou, pelo menos, analise o trajeto e os meios de locomoção disponíveis. Isso deve reduzir a possibilidade de ocorrer algum imprevisto durante o seu deslocamento;
  2. Planeje-se na véspera, para evitar transtornos antes da prova, organize os documentos e os materiais necessários;
  3. Considere encontrar um amigo onde você fará a prova. É bastante provável que alguém do seu convívio realizará o exame no mesmo lugar que você. Estar acompanhado de pessoas das quais você gosta pode deixá-lo mais calmo. No entanto, evite falar sobre as provas;
  4. Relaxe. Ao adentrar a sala, é normal se sentir tenso. No entanto, não se deve deixar isso atrapalhar o seu desempenho. Enquanto aguarda o início da prova, mentalize as suas conquistas durante o ano de preparação e confie no seu esforço. Não é hora de pensar sobre o que você não conseguiu aprender, mas em todas as outras coisas que você absorveu. Coloque-as em prática;
  5. Experimente começar a prova respondendo questões das matérias de que mais gosta. Você certamente terá mais facilidade em resolvê-las, o que pode reduzir sua ansiedade e aumentar sua autoconfiança. De preferência, trace uma estratégia previamente;
  6. Não se apegue a questões difíceis. No ENEM, há problemas de diversos graus de dificuldade. Caso não saiba responder alguns deles, fique tranquilo e prossiga até encontrar questões mais fáceis.
  7. Faça pausas. Dar um tempo é necessário para organizar as ideias e cuidar do seu bem estar físico e psicológico, já que a prova também envolve resistência. Beba água, alimente-se e saia da sala para ir ao banheiro, lavar o rosto ou somente arejar os pensamentos.
  8. Evite pensar nos concorrentes. Encarar esse momento como uma disputa contribui para o aumento da ansiedade. Foque no objetivo principal, que é a realização da prova. O importante é se concentrar no seu desempenho, pois ele é o responsável pela sua aprovação.
  9. Não se apresse. Embora o tempo de prova seja uma grande preocupação dos vestibulandos, não se deve deixar que isso o perturbe a ponto de atrapalhar a resolução das questões. O essencial é se lembrar de manter a tranquilidade e de se ater à sua estratégia. A pressa pode comprometer o seu raciocínio.
  10. Após o exame, cultive pensamentos positivos e tenha confiança na sua performance. Independente do cenário, lembre-se de que ainda há o segundo de prova e que você é mais do que seus acertos ou erros. Boa prova!

Procurando por Psicoterapia em Fortaleza? Siga nossas redes sociais (@acolherpsicoterapia). Estamos sempre compartilhando assuntos interessantes.

Marleide de Oliveira (CRP 11/06156)
Realiza avaliação psicológica, atendimento psicoterapêutico individual e avaliação psicológica para obtenção de porte de arma.
Especialista em Neuropsicodiagnóstico (Unichristus), Psicoterapia Psicanalítica (EPPFOR) e; Psicologia e Práticas de Saúde (Unifor). Psicóloga credenciada pela Polícia Federal para obtenção de porte de armas e sua renovação. Psicóloga do NAIA – Núcleo de Atenção a Infância e a Adolescência, no Hospital de Saúde Mental Prof. Frota Pinto. Psicóloga Associada a COOPSIC- Cooperativa dos Psicólogos do Ceará – LTDA.
(85) 9.9988-8691 / (85) 9.8904.8989
Endereços para atendimento:
Av. Washington Soares, 3663 – WSTC, Torre 2, Sala 1402.