Autocuidado: como desenvolvê-lo?
Por Cristiane Capibaribe
Estamos na era da produtividade. Agenda lotada, uma rotina estressante, sem tempo livre para nada. O autocuidado consiste na dimensão da volta do olhar para si, não excluindo o cuidado e preocupação pelo outro e pelo mundo que nos cerca.
É importante destacar que não há uma receita para o autocuidado, pois é construído de várias maneiras. Quando falamos sobre autocuidado, é muito comum aparecer perguntas sobre como isso se dá. É em forma de exercício físico? Uma comida cuidadosamente preparada? Degustar um café com aquela amizade especial?
Na verdade, cada um descobre o que se caracteriza como cuidado, tendo atenção para que essas ações não se tornem obrigações diárias. A psicoterapia aparece como espaço de cuidado justamente por oferecer uma quebra dos modos de convívio cotidiano, onde a pessoa que procura um psicoterapeuta tenta quebrar a inércia que faz parte da forma como comumente são olhadas as dores existenciais.
Separamos abaixo uma série de atividades de autocuidado, que podem ser aplicadas no cotidiano.
Procurando Psicoterapia em Fortaleza? Conheça a Rede Acolher.
Cristiane Capibaribe (CRP 11/1830)
Realiza atendimento individual, avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica para procedimentos médicos e orientação profissional (interesses).
Especialista em Neuropsicologia e Neuropsicodiagnóstico (Unichristus). Formação em Gestalt Terapia (Centro Gestáltico de Fortaleza) e em Orientação Profissional e de Carreira (Instituto do Ser).
Whatsapp: (85) 9.8807.0315 / (85) 9.8904.8989
Endereço: Via Clinic. Rua Visconde de Mauá, 2600. Dionísio Torres.