Há como evitar a solidão e o vazio totalmente?
Por Márcio Gondim
Provavelmente não. No entanto, se estivermos dispostos a vivenciarmos e entendermos o que esses momentos solitários, ou vazios, movimentam em nós pode ser muito rico e engrandecedor. Muitas pessoas optam pelo entorpecimento da consciência com drogas prescritas ou não, ou se entregam às compulsões, aos excessos.
Por outro lado, à medida em que nos conhecemos e sabemos o que é nosso, não precisamos atender tanto as expectativas alheias e, assim, esse vazio tende a diminuir. Mesmo nos empenhando intensamente em nos compreendermos, mergulhando fundo em nosso ser, os sofrimentos ainda estarão aqui, pois a dor de existir é humana. No entanto, essa dor pode nos fortalecer e ao passarmos pelas experiências da vida, termos a capacidade de aprendermos e nos enriquecermos nas nossas existências.
É importante ressignificar a solidão e o vazio. Está procurando por Psicoterapia em Fortaleza? Você pode contar com a Acolher Psicoterapia. Agende um horário. Lembre-se: você não está sozinho. Cuide da sua saúde mental. Permita-se!
Márcio Gondim é: Psicólogo graduado pela Universidade de Fortaleza; Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Docente e Coordenador do curso de Psicologia no Centro Universitário Unifanor | Wyden; tem Formação em Psicoterapia Humanista-Fenomenológica com a Dra. Virginia Moreira.
(85) 9.9988.5644 / (85) 9.8761.6977
Endereços para atendimento:
Av. Washington Soares, 3663 – WSTC, Torre 1, Sala 514.