Aguarde

Emoções na infância: como ajudar?

Por Marleide Oliveira

Expressar e conhecer as emoções na infância é importante, pois e nessa fase que a criança aprende novas formas de se relacionar com os outros e a desenvolver suas capacidades de controle das emoções. Na infância a criança vivencia sentimentos de raiva, tristeza, medo, alegria ou irritação que são respostas naturais e fazem parte do desenvolvimento, do amadurecimento e relacionamento interpessoal dos pequenos.

O apoio dos pais nesse momento e uma importante tarefa, quando gradualmente, poderá incentivar a capacidade de regulação emocional, estimulando a criança a reconhecer e expressar seus próprios sentimentos. Listamos algumas dicas importantes.

1- Ajude seu filho a expressar suas emoções;
2- Converse com eles sobre emoção;
3- Ouça com empatia.
4- Ajude a encontrar estratégias para se acalmar
5- Crie limites saudáveis
6- Ensine o autocontrole por meio dos jogos

Importante estabelecer a confiança para que possa haver uma boa comunicação.

Marleide de Oliveira (CRP 11/06156)
Realiza avaliação psicológica, atendimento psicoterapêutico individual e avaliação psicológica para obtenção de porte de arma.
Especialista em Neuropsicodiagnóstico (Unichristus), Psicoterapia Psicanalítica (EPPFOR) e; Psicologia e Práticas de Saúde (Unifor). Psicóloga credenciada pela Polícia Federal para obtenção de porte de armas e sua renovação. Psicóloga do NAIA – Núcleo de Atenção a Infância e a Adolescência, no Hospital de Saúde Mental Prof. Frota Pinto. Psicóloga Associada a COOPSIC- Cooperativa dos Psicólogos do Ceará – LTDA.
(85) 9.9988-8691 / (85) 9.8904.8989
Endereços para atendimento:
Av. Washington Soares, 3663 – WSTC, Torre 2, Sala 1402.