Qual a diferença entre estresse e burnout?
Por Cristiane Capibaribe
São tantos medos e preocupações no dia a dia, que segundo uma pesquisa do International Stress Management Association (ISMA), o estresse atinge 70% dos brasileiros economicamente ativos. É importante lembrar que o estresse, quando não é tratado, pode se transformar na síndrome de burnout, que é decorrente de um período prolongado de estresse profissional.
O Burnout tem três dimensões: a exaustão emocional, a despersonalização e a diminuição da produtividade. E isso acontece quando a pessoa percebe que não tem mais condições de gastar energia para o trabalho. Acontece a queda da produtividade, além de faltas constantes ao trabalho, baixa autoestima e sentimento de incompetência.
Os sintomas do Burnout se manifestam por meio de sintomas físicos, emocionais (falta de atenção, problemas de memória, pensamento lento, isolamento social), comportamentais e defensivos. Qualquer trabalhador pode desenvolver o burnout, porém quem lida diretamente com o público tem maior probabilidade de adoecer.
Está se sentindo esgotado do trabalho? Em Fortaleza, você conta com a Acolher Psicoterapia, uma rede de profissionais de Psicologia, que te ajudarão nesse processo. Agende um horário!
Cristiane Capibaribe (CRP 11/1830)
Realiza atendimento individual, avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica para procedimentos médicos e orientação profissional (interesses).
Especialista em Neuropsicologia e Neuropsicodiagnóstico (Unichristus). Formação em Gestalt Terapia (Centro Gestáltico de Fortaleza) e em Orientação Profissional e de Carreira (Instituto do Ser).
Whatsapp: (85) 9.8807.0315 / (85) 9.8904.8989
Endereço: Via Clinic. Rua Visconde de Mauá, 2600. Dionísio Torres.