Depressão na adolescência. O que fazer?
Por Lílian Maria Alves
A depressão está afetando os adolescentes com muito mais frequência do que nós conseguimos imaginar. Seu filho adolescente está deprimido? Saiba que um em cada cinco adolescentes de todas as classes sociais tem chance de desenvolver depressão, e precisamos ficar atentos para que o adolescente receba ajuda e apoio profissional nesse momento, sem julgamentos e preconceitos.
Na adolescência, a depressão também está associada a outros problemas de saúde mental, como transtornos alimentares e autolesões. Existem muitas maneiras pelas quais os adolescentes agem na tentativa de lidar com a dor emocional. Por exemplo, o baixo rendimento escolar frequente, com notas baixas e frustrações. Adolescentes em depressão também costumam fugir de casa, e geralmente, isso representa um pedido de ajuda.
Não podemos nos esquecer do abuso de álcool e drogas, na tentativa de “automedicar” a depressão, piorando as coisas. Os sentimentos de vergonha, fracasso e indignidade também estão presentes, além do vício em smartphones, videogames… e comportamentos agressivos e violentos. Lembre-se: depressão não é frescura, não é falta de Deus. Se seu filho está passando pelo desafio da depressão, saiba que em Fortaleza, você conta com a Acolher Psicoterapia. Agende um horário.
Psicóloga (CRP 11 – 03566) Atendimento em psicoterapia infantil, individual e grupo. Realiza psicoterapia infantil individual, atende crianças a partir de 3 anos; Psicoterapia infantil em grupo, atende crianças a partir de 5 anos.
Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Especialista em Desenvolvimento Infantil – NUTEP/UFC; Especialista em Psicoterapia Psicanalítica – Escola de Psicanálise de Fortaleza/Faculdade FB. Experiência no ambulatório infanto-juvenil NAIA do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto. Psicóloga Associada à COOPSIC- Cooperativa dos Psicólogos do Ceará – LTDA.
(85) 9.8904.8989 e (85) 9.8725.1354
Endereço: Av. Washington Soares, 3663 – WSTC, Torre 1, Sala 513.