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Escuta e orientação dos s atendimento psicoterápico propiciando ensinamentos específicos viabilizando o olhar do Terapeuta para dentro de si, para a relação que estabelece com seu cliente.
A psicoterapia de grupo é uma forma de terapia que proporciona o crescimento pessoal e profissional. O objetivo é o de propiciar a pessoa uma experiência que proporcione a ampliação do conhecimento de si mesmo e de seu relacionamento com as outras pessoas.
O Conselho Federal de Psicologia, através da resolução 18/2008, dispõe acerca do trabalho do psicólogo na avaliação psicológica para concessão de registro e/ou porte de arma de fogo a partir do que é estabelecido pela lei federal 9.437 sobre o tema.
A Policia Federal, através do artigo 11 da lei 10826/2003, prevê a necessidade do credenciamento do psicólogo responsável pela expedição do comprovante de aptidão psicológica para manuseio de arma de fogo. O profissional decidirá a indicação ou não para que o indivíduo possa portar arma de fogo, diante da especificidade e responsabilidade. É importante que, além de baseado no conhecimento técnico, o processo seja pautado em padrões éticos, com a utilização de instrumento de parecer favorável e o seguimento das normas, conforme orientado pelo Conselho de Psicologia.
A qualidade e a efetividade da Avaliação Psicológica dependem da competência técnica e científica do Psicólogo, sendo ele o único profissional habilitado, por lei, para exercer esta função.
É um procedimento que visa avaliar, através de instrumentos, características psicológicas de uma pessoa. Na sua realização, utilizamos métodos e técnicas como, por exemplo, testes psicológicos, dinâmicas, entrevistas, observações e análise de documentos, que investigarão as diferenças individuais no que diz respeito às suas capacidades, habilidades, características, comportamentos e possíveis conflitos. O uso dessas técnicas é uma importante ferramenta em diversos contextos, como: porte de arma, dificuldade de aprendizagem, comportamentos agressivos, escolha profissional, cirurgia bariátrica e concursos.
A avaliação neuropsicológica consiste em uma investigação detalhada das funções cognitivas (atenção, memória, praxia, linguagem, percepção, funções executivas), buscando especificar as funções preservadas e as que estão comprometidas. É importante mencionar que a avaliação possui várias etapas e a escolha da bateria de testes é organizada de acordo com a queixa trazida pelo cliente.
O relatório contribui de forma significativa no diagnóstico, além de auxiliar na indicação de formas mais adequadas de tratamento e reabilitação/estimulação. É utilizada principalmente para colaborar no diagnóstico de TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, nas demências como Alzheimer e em estudantes com dificuldade de aprendizagem.
A orientação profissional investe na descoberta de talentos e habilidades pessoais que apontem para as possibilidades de atuação profissional. Processo que pode ser realizado em qualquer etapa da vida evolutiva, principalmente na adolescência devido entrada na faculdade e mundo do trabalho.
A terapia familiar objetiva auxiliar na compreensão dos comportamentos e emoções entre os seus membros, na tentativa de facilitar a resolução dos conflitos geradores de angústia. A única condição necessária para que a terapia familiar ocorra é que haja um par amoroso interessado em se pensar essa instituição, com ou sem filhos.
São consultas psicológicas instantâneas que têm a finalidade de esclarecer uma crise momentânea, contribuindo na compreensão de si mesmo e dos acontecimentos geradores da crise. Essa compreensão propicia um olhar diferenciado e produz um melhor posicionamento diante da realidade, promovendo o surgimento de novos comportamentos e atitudes, bem como a superação da tensão gerada pela crise.
A psicoterapia de casal tem o objetivo de ampliar a compreensão da interação existente entre o casal e os membros da família, como forma de propiciar o entendimento do significado e a percepção clara de cada membro na relação conjugal e familiar.
Consiste na psicoterapia que utiliza o brincar e o brinquedo como principal recurso para a expressão emocional da criança, promovendo a livre manifestação dos sentimentos decorrentes de bloqueios e tensões emocionais que estão comprometendo o seu desenvolvimento infantil.
A adolescência é um momento da vida marcado por transformações impactantes e significativas na qual ocorre uma mudança do universo infantil para uma nova identidade, tanto no que se refere ao corpo quanto ao universo psicossocial e psicoemocional. Desse modo, os adolescentes vivem um período de luto pela infância perdida, seja pelo corpo que já sofreu e está sofrendo as transformações hormonais, fisiológicas e anatômicas, seja pelas novas exigências e expectativas do mundo adulto.
Dentro desse contexto, observamos que os adolescentes apresentam comportamentos como: impulsividade, excessiva exposição aos riscos desnecessários, automutilação, ideias suicidas, abuso de drogas, entre outros. Nessas situações, os pais se questionam sobre como lidar com o adolescente sem interferir negativamente no seu desenvolvimento. Sendo assim, a psicoterapia cria espaço para o adolescente pensar e refletir sobre essa “nova” condição de existir. O trabalho terapêutico com o adolescente se faz através de sessões individuais e/ou de grupo. Cabe ressaltar que, no início e no decorrer da psicoterapia os pais poderão ser incluídos, caso necessitem de orientação e apoio.
Psicoterapia é o atendimento realizado por um psicólogo com a finalidade de cuidar de questões pessoais tais como dificuldades emocionais, comportamentais, cognitivas, etc.
Consiste na livre expressão dos sentimentos opressivos da pessoa propiciando a produção de uma compreensão genuína da experiência pessoal. O aumento da compreensão de si mesmo na experiência da psicoterapia promove o resgate da capacidade de estar na vida e aproveitá-la. Assim, a psicoterapia propõe a superação do sofrimento pessoal na direção da maturidade emocional. A psicoterapia pode realizar-se através de atendimento individual ou em grupo.