Relacionamento e depressão. Como conviver?
Por Neyliane Onofre
Esta é uma pergunta difícil, afinal de contas, como ajudar uma pessoa depressiva e, ao mesmo tempo, manter a saúde mental em equilíbrio? Primeiramente, não force, não exija comportamentos. Prepare algo diferente para comer, convide para dar uma volta. Escute, sem julgamentos. Dar apoio é fundamental.
É importante também não se culpar. Se a outra pessoa ficar gripada, a culpa é sua? Com certeza, não. A mesma coisa é com a depressão. É uma doença. Fique à disposição, respeitando o espaço do outro, para ajudar com o que for preciso.
Mesmo dando esse apoio, é fundamental o acompanhamento de um psicólogo. Em algum momento, você também pode se sentir sem esperança. Priorize sua saúde mental também. Lembre-se: não pressione. Se a pessoa passar o dia sem fazer nada, não a faça sentir-se culpada. Seja paciente. Sua presença é importante.
Neyliane Onofre (CRP 11/11675)
Realiza atendimento com Adulto, Família, Casal e Distúrbios na Sexualidade.
Neyliane é Mestre em Psicologia, docente da UNIFANOR e coordenadora da Especialização em Sexologia Clínica da Faculdade IDE. Especialista em Logoterapia e Análise Existencial, Saúde da Mulher e Desenvolvimento Infantil.
Whatsapp: (85) 9.9988.5644 / (85) 9.8904.8989
Endereço: Rua Isaac Mayer, 83. Meireles (Consultório Fisiovida).