Você se sente sempre culpado?
Por Armando Melo
A culpa, nem sempre, é um sentimento negativo ou destrutivo, pois ela faz pode nos alertar quando estamos agindo errado. Desse modo, conseguimos reavaliar nossa postura e termos uma melhor consciência no que diz respeito às nossas ações. Sentir culpa não é errado, mas quando começamos a nos envolver bastante com ela, podemos precisar ligar o sinal de alerta, pois se torna um inimigo se enraizar e nos imobilizar, levando a um desequilíbrio emocional e, também, afetando a autoestima.
Esse sentimento também pode nos deixar presos ao passado, nos impossibilitando de viver o presente. Então, como lidar com a culpa? Primeiro, aceite o que você fez (e o que não fez). Reflita sobre o que fez você agir daquela forma, já que a culpa, muitas vezes, é situacional, ligada a um evento específico. Use esse sentimento de culpa para aprender mais sobre você mesmo, pois
faz parte do autoconhecimento. Lembre-se: ninguém é perfeito e todo mundo erra.
Se você, mesmo assim, ainda sente muita culpa, busque ajuda profissional. Você não está sozinho. Em Fortaleza, você conta com a Acolher Psicoterapia, uma rede de profissionais de Psicologia, que te ajudarão nesse processo. Agende um horário!
Armando Sérgio Emerenciano de Melo (CRP 11-343)
Realiza atendimento em psicoterapia individual, grupo, plantão psicológico e supervisão.
Graduado como Psicólogo pela Universidade Federal do Ceará (1986). Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2003). É professor adjunto do curso de Psicologia da UNIFOR.
(85) 9.8827.0856 / (85) 9.8904.8989
Endereços para atendimento:
Av. Washington Soares, 3663 – WSTC, Torre 1, Sala 514.