Aguarde
Psicoterapia em Fortaleza

Rede Acolher inaugura um novo espaço no WSTC, em Fortaleza

O dia 26 de outubro ficou marcado em um capítulo especial da Rede Acolher (Acolher Psicoterapia, Acolher Infantil, Acolher Maturidade e Acolher Mulher). Inauguramos nossas salas no WSTC em Fortaleza, com os profissionais que fazem parte de nossa família, além de amigos e companheiros de jornada. Agradecemos a presença de todos.

Como tudo começou?

Há cerca de três anos, Maria, uma psicóloga telefonou para mim por volta das 9 horas da noite – queria conversar sobre os atendimentos que realizou na semana; na época atendia no Hospital, no CAPS e no consultório. Ela foi categórica – atendeu um paciente que se encontrava em uma situação de incongruência e de muito sofrimento, por isso, naquele dia, não conseguiria dormir “direito” sem conversar com um colega. Maria havia se graduado há cerca de dez anos, tinha 54 anos, dois filhos e um marido.

Conversamos ao telefone por trinta minutos e marcamos, para o dia seguinte, uma supervisão. Na supervisão, discutimos o caso e, no final, Maria afirmou que não era apenas esse caso que a angustiava, era também todo o contexto de trabalho dela. Por fim, Maria desabafou; a angustia brotava do contexto de trabalho e apenas seria suportável se ela conseguisse trabalhar menos; criasse tempo para estudar e trocar ideais com os colegas da área da saúde e se obtivesse uma melhor remuneração; o que poderia ser conseguido aumentando as horas no consultório e saindo de um dos empregos.

Segundo Maria, para aumentar as horas de consultório ela precisaria divulgar mais seu trabalho, mas ela reconhecia que não tinha conhecimento, nem habilidade na internet e com redes socias para tanto. Maria chegou a consultar um amigo da área da publicidade, porém, logo percebeu que os recursos financeiros exigidos ficavam aquém de sua capacidade de investimento. Nesse momento, percebi que eu, Lílian e muitos outros colegas tínhamos problemas semelhantes aos de Maria. Eu também tinha buscado as redes sociais para divulgar minha oferta de serviços, mas precisava aprender muitas coisas e dedicar tempo para isso.

Em outras palavras, nós, profissionais da saúde estamos isolados em nossos consultórios e não sabemos como usar as redes socias para divulgarmos nossas ofertas de serviços. Também não dispomos de recursos financeiros suficiente para bancarmos os custos de uma agência de publicidade que crie e mantenha um site; bem como, que produza e impulsione posts nas redes sociais. Algo passou quase despercebido: essa solução apenas seria viabilizada por uma ação coletiva. O mundo que se apresenta para nós está repleto de inovações tecnológicas. Esse cenário provoca uma constante reestruturação das formas de prestação de serviços dos profissionais da saúde, e, torna as estratégias de divulgação individuais inviáveis pelo custo; também esse novo universo tecnológico exige de nós atualização permanente de nossos saberes sobre divulgação na internet.

Então, pensei em criar, para nós, pessoas sem experiências em criação de arte personalizada para serviços de saúde, uma plataforma de marketplace com o objetivo de divulgar e engajar possíveis clientes. Para tanto, separei uma manhã e convidei meus colegas para discutir essa proposta. Alguns desses profissionais fazem parte hoje da Rede Acolher.

O download das novas “doenças da Alma”

Um dos temas em destaque naquele encontro foi a percepção de todos de que nos atendimentos as “doenças da alma” e a relação do cuidador com os pacientes estavam sendo profundamente impactadas pelas rápidas mudanças da globalização e à economia do conhecimento tecnológico. Sendo assim, precisávamos conversar sobre tudo isso, pois as mudanças também estavam dentro do consultório. Percebemos que os clientes de serviços de saúde também estão encontrando dificuldades para lidar com o mundo tecnológico, o qual propõe relações efêmeras e descartáveis. Além disso, são diariamente bombardeados por meios digitais, por ofertas que prometem tudo, mas que não entregam, em geral, serviços de qualidade.

Percebemos que nossos clientes não se sentiam seguros para contratar profissionais de saúde, por não saberem se eles são éticos e competentes. “Eu não sei onde contratar um profissional, que posso confiar, que seja acessível e que resolva totalmente meu problema”. Diante desse contexto, pensamos em propiciar aos pacientes uma melhor explicação de como funciona os serviços de saúde que eles demandam. Por exemplo, o serviço de psicoterapia, é preciso: que eles compreendam como contratar um psicoterapeuta.

Acolher_Psicoterapia_Fortaleza

Rede Acolher: a startup que faltava

Pensando nesta situação, criamos a Rede Acolher de Profissionais, com dois públicos, e, portanto, dois objetivos. O primeiro, aproximar os profissionais de saúde de seus clientes e também propiciar a Formação Continuada dos profissionais através da realização de cursos e supervisões. O segundo, oferecermos aos clientes serviços de saúde de qualidade, propiciado por profissionais éticos, competentes e com consultórios próximos de suas localizações (moradia ou trabalho).

Uma das vantagens dos serviços prestados por profissionais locais conhecidos é a possibilidade de assegurar a qualidade dos atendimentos através de feedback de todo o processo de atendimento. A outra vantagem diz respeito ao acesso rápido ao profissional, propiciado com a comunicação imediata através do Whatsapp e da geolocalização, diminuindo, assim, o tempo com o agendamento e o deslocamento – já que tudo estará próximo da sua empresa. Em síntese, vamos construir a primeira plataforma de marketplace que utiliza geolocalização e as redes sociais, coletivamente, com o intuito de aproximar pacientes e profissionais de saúde. Isso já foi feito!

Estamos reunidos em pequenos grupos (tribos) viabilizando, dessa forma, nossos encontros de estudo e a oferta coletiva de nossos serviços em sites e redes sociais.

Vantagens de sermos um Coletivo Local

A atitude de trabalhar coletivamente em um mesmo espaço geográfico, fomenta a economia local, além de incentivar que muitos profissionais adotem atitudes de cooperação entre os pares e de solidariedade para com a comunidade. Buscamos assim responder à globalização e à economia do conhecimento com uma STARTUP – uma forma inovadora de organização social e econômica. Dessa forma, vamos considerar, de um lado, o modo surpreendente como os cidadãos interagem atualmente com os prestadores de serviços de saúde para acessar e utilizar os serviços de saúde e, de outro, como uma nova economia experimentalista, apoiada em plataformas digitais, pode possibilitar, para nós, soluções com riscos aceitáveis.

Almejamos, com a Rede Acolher, cruzar as fronteiras usuais entre os prestadores de serviços de saúde e os clientes em um novo modelo de negócio.

Armando Melo (CRP 11-343)
Realiza atendimento em psicoterapia individual, grupo, plantão psicológico e supervisão.
Graduado como Psicólogo pela Universidade Federal do Ceará (1986). Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2003). É professor adjunto do curso de Psicologia da UNIFOR.
(85) 9.8827.0856 / (85) 9.8904.8989
Endereços para atendimento:
Av. Washington Soares, 3663 – WSTC, Torre 1, Sala 514.