Aguarde

Obesidade: a importância do psicólogo no processo de emagrecimento

Por Cristiane Capibaribe

Pessoas com obesidade podem passar por experiências de discriminação social e pessoal. Na infância, os apelidos rudes tendem a abalar a autoestima; isso pode gerar várias consequências negativas, como dificuldade de relacionamento interpessoal e diminuição da autoconfiança , desenvolvendo uma série de estratégias de sobrevivência que têm como característica comum a evitação.

A obesidade pode se agravar quando a pessoa tenta, de alguma forma, preencher um vazio, busca nos alimentos a resposta para dores, frustrações ou desilusões. A ajuda do psicólogo nessa fase faz com que as emoções sejam entendidas, compreendidas e trabalhadas de modo mais equilibrado. Afinal, ao se alimentar pelas emoções os problemas não serão resolvidos.

É necessário desvincular a ansiedade e outros fatores emocionais do ato de comer. A alimentação está relacionada a variadas questões psicológicas e é importante que seja percebida.

Tem ou conhece alguém que está passando por esse desafio em Fortaleza? Conte com a Acolher Psicoterapia.

Cristiane Capibaribe (CRP 11/1830)
Realiza atendimento individual, avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica para procedimentos médicos e orientação profissional (interesses).
Especialista em Neuropsicologia e Neuropsicodiagnóstico (Unichristus). Formação em Gestalt Terapia (Centro Gestáltico de Fortaleza) e em Orientação Profissional e de Carreira (Instituto do Ser).
Whatsapp: (85) 9.8807.0315 / (85) 9.8904.8989
Endereço: Via Clinic. Rua Visconde de Mauá, 2600. Dionísio Torres.