Aguarde

Três motivos para fazer uma atividade física. Sua saúde mental agradece

Por Cristiane Capibaribe

Já ouviu aquele ditado, né? “Mente sã, corpo são”? É comum, com a rotina agitada, que o nosso corpo se sinta cansado, precisando daquela injeção de ânimo. Isso acontece porque o nosso organismo pede por algum tipo de movimento, pois o sedentarismo e as posições que fazemos todos os dias (muito tempo sentado ou em pé no trabalho, por exemplo) são cansativos. Recebemos um comando do cérebro clamando por serotonina, dopamina e endorfina.

E como bem diz o título desse artigo, trouxe para compartilhar com você três motivos para levantar agora e realizar alguma atividade física. O primeiro motivo é a redução do estresse. Quando o cortisol, o hormônio do estresse, sofre alterações, dificulta nosso processo de aprendizagem, temos lapsos de memória, aumento de peso e a perda de apetite. Aqui, atividades como yoga e pilates são ótimas para ajudar a controlar o fluxo de pensamentos, limpar a mente e a focar no presente.

Outro ponto importante é a melhora da qualidade do sono. Quando dormimos mal, nosso humor é alterado, temos fadiga, aumento de peso, sonolência e várias consequências negativas para a nossa saúde mental. E ter uma atividade física melhora esse aspecto. Para encerrar, a nossa produção de hormônios fica equilibrada, pois os hormônios da felicidade são estimulados, diminuindo enxaqueca, estresse, além de melhorar o bem-estar e favorecimento do relaxamento. E ter uma vida menos estressante gera mais qualidade de vida. Vamos lá?

Cristiane Capibaribe (CRP 11/1830)
Realiza atendimento individual, avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica para procedimentos médicos e orientação profissional (interesses).
Especialista em Neuropsicologia e Neuropsicodiagnóstico (Unichristus). Formação em Gestalt Terapia (Centro Gestáltico de Fortaleza) e em Orientação Profissional e de Carreira (Instituto do Ser).
Whatsapp: (85) 9.8807.0315 / (85) 9.8904.8989
Endereço: Via Clinic. Rua Visconde de Mauá, 2600. Dionísio Torres.